O perigo do pneu careca
Você com certeza já ouviu falar sobre o perigo de rodar com pneus "carecas". Mas entende o motivo? Sabe dizer quando seu pneu é considerado em mau estado de conservação? Então se liga neste post e obtenha todas essas respostas.
Mas... por que é perigoso?
O perigo de circular com pneus "carecas" está atrelado à redução da capacidade de travagem, de deslocamento em curvas e risco de aquaplanagem. Em um dia chuvoso, os sulcos dos pneus servem para que a água presente na pista escoe por entre estes gomos, diminuindo as chances dos pneus perderem contato direto com a pista. No caso dos pneus "carecas", que não possuem mais estes sulcos adequados, o carro desliza com maior facilidade e o motorista pode perder o controle do veículo e causar um acidente.
Por isso, a manutenção preventiva em um veículo é muito importante e a troca dos pneus deve ser realizada de acordo com as especificações de cada fabricante.
Pneu "careca"
A maioria das pessoas não sabe quais são as condições normais de um pneu, aquela que não irá lhe gerar problemas e nem multas.
Para garantir a segurança de sua viagem, observe seus pneus. Existe um indicador de desgaste que fica nos sulcos dos pneus, chamado TWI. No momento em que o desgaste atingir estas marcações, está na hora de trocar os pneus.
No caso das multas de trânsito, o Código de Trânsito Brasileiro não cita, especificamente, "pneus ruins ou carecas". Mas o inciso XVIII do artigo 230 considera infração conduzir o veículo "em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído". Por isso, comete esta infração o veículo com pneus que já atingiram o TWI ou com sulco da banda de rodagem inferior a 1,6 mm (Resolução do CONTRAN nº 558/80). Neste caso, a infração é grave, com multa de R$ 195,23 (desde 01/11/2016), mais 05 pontos na CNH.
Por isso, é extremamente importante realizar manutenções constantes no seu carro, trocando ferramentas, atualizando e verificando o estado de todos os acessórios que possam influenciar diretamente no funcionamento perfeito do seu carro.
Para saber como descartar seus pneus "carecas", clique aqui e leia o post que esclarecemos todas as dúvidas sobre descarte de pneus em fim de vida útil.